Abrindo o calendário de reuniões de 2024, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior (CBH-P3) organiza na próxima quinta-feira (22.02) seu primeiro encontro do ano, agendado para às 14 horas na modalidade virtual. Entre os assuntos apresentados estão o conflito pelo uso da água existente na região e o plano de trabalho anual. A reunião é aberta à população.
O Analista de Meio Ambiente, Lauro Soccolowski, vai abordar um trabalho elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente sobre o ”conflito pelo uso da água na sub-bacia hidrográfica do Córrego Joaquim da Silva" em Nortelândia - MT". Criando um espaço de debates sobre a utilização das águas da bacia, os membros presentes devem discutir formas de contribuírem para a utilização sustentável dos recursos hídricos da região.
Segundo Lauro, participar ativamente do Comitê possibilita um diálogo direto sobre as questões ambientais que afetam a vida de cada um, principalmente com relação a água. “Vamos discutir o conflito relacionado ao uso da água junto ao comitê, que é uma instância deliberativa em primeira instância na área da bacia. A Participação do CBH, em conjunto ao órgão gestor, é de extrema importância para a resolução desse problema”, disse o Analista.
Outro ponto de pauta é sobre o plano de trabalho anual. Leandro Obadowiski, secretário do CBH-P3 destaca que o planejamento das ações a serem executadas ao longo do ano torna-se um importante instrumento para as atividades do colegiado. “Abrir o calendário de reuniões do Comitê nos permite adequar a pauta ambiental voltada à proteção dos recursos hídricos. Participar é também fazer um compromisso de buscar desenvolver ações concretas”, disse o Analista.
Outras três reuniões irão acontecer no decorrer do ano. A proposta é de que para os próximos encontros as reuniões aconteçam na modalidade presencial, nos municípios inseridos na bacia.
Conheça o CBH Alto Paraguai Superior
Instituído no ano de 2020, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior foi o décimo primeiro CBH constituído no Estado de Mato Grosso, iniciando suas atividades em 2023. Atua como uma importante ferramenta de ação participativa na busca pela conservação da bacia do Alto Paraguai Superior. Com membros de entidades e representantes da sociedade civil, o Comitê tem como um de seus desafios a gestão sustentável dos recursos hídricos dispostos nos mais de 9 mil km² que compõe a bacia. Além do CBH Alto Paraguai Superior, existem em Mato Grosso outros dez Comitês comprometidos com a conservação das bacias do estado.
Serviço
03ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior
Link da Reunião:
Data: 22/02
Horário: 14h
Comments