Histórico
Criação
A criação do CBH Alto Paraguai Superior (P3) seguiu um processo aberto, democrático e participativo. Este comitê foi o décimo primeiro organismo de bacia estabelecido no Estado de Mato Grosso, conforme estipulado pela Resolução n.º 128, datada de 14 de julho de 2020. Os trabalhos de mobilização e fomento viabilizaram o início das atividades em plenária em 30 de maio de 2023, momento em que os membros foram empossados. Até o começo de 2024, o CBH Alto Paraguai Superior (P3) realizou três reuniões ordinárias.
Objetivos
Ao reunir representantes dos diversos setores da sociedade, como governo, usuários de água com outorga, sociedade civil organizada e instituições de ensino e pesquisa, os comitês de bacia garantem a representatividade e a pluralidade de interesses na tomada de decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Isso contribui para uma abordagem mais equilibrada, levando em consideração não apenas aspectos ambientais, mas também sociais e econômicos. Assim os Comitês de Bacias desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo uma gestão participativa, propositiva e descentralizada dos recursos hídricos.
Desafios
-
É na Unidade de Planejamento e Gerenciamento do Alto Paraguai Superior que estão localizadas as nascentes do Rio Paraguai. Por conta disto, apresenta-se como uma área de grande relevância para a preservação ambiental do Pantanal.
-
A representação e a representatividade adequadas são fundamentais para o funcionamento eficaz dos CBHs e para garantir uma gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. Ao promover a inclusão e o envolvimento de todos os setores da sociedade, os comitês podem contribuir significativamente para a sustentabilidade e o uso equitativo dos recursos hídricos em suas respectivas bacias hidrográficas.
-
Participar e promover a execução do Manual Operativo do Plano de Bacias P2P3